História de Esther
Esther foi a mulher que salvou o povo hebreu, uma mulher levantada por Deus. A história de Ester é impressionante, porque mesmo diante de tantas barreiras ela não negou sua missão. Esther provou que quando se teme a Jah, não nessecidade de temer mais ninguém. Esther foi a rainha que garantiu o direito de lutar por suas vidas e a justiça ao seu povo.
Contexto Histórico em que Esther foi inserida
E ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas, os sete camareiros que serviam na presença do rei Assuero,
Que introduzissem na presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua beleza, porque era formosa à vista.
Porém a rainha Vasti recusou vir conforme a palavra do rei, por meio dos camareiros; assim o rei muito se enfureceu, e acendeu nele a sua ira.
Então perguntou o rei aos sábios que entendiam dos tempos (porque assim se tratavam os negócios do rei na presença de todos os que sabiam a lei e o direito; (Ester 1:10-13)
O que, segundo a lei, se devia fazer à rainha Vasti, por não ter obedecido ao mandado do rei Assuero, por meio dos camareiros.Então disse Memucã na presença do rei e dos príncipes: Não somente contra o rei pecou a rainha Vasti, porém também contra todos os príncipes, e contra todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero. (Ester 1:15,16)
Se bem parecer ao rei, saia da sua parte um edito real, e escreva-se nas leis dos persas e dos medos, e não se revogue, a saber: que Vasti não entre mais na presença do rei Assuero, e o rei dê o reino dela a outra que seja melhor do que ela.E, ouvindo-se o mandado, que o rei decretará em todo o seu reino (porque é grande), todas as mulheres darão honra a seus maridos, desde a maior até à menor. (Ester 1:19,20)
Como podem ver no texto acima a Rainha Vasti (Rainha Antecede Esther) foi destituida de seu reino, para que uma rainha melhor que ela assuma tal posto real. Tudo isso só aconteceu porque ela não atendeu a um pedido do rei.
Quem foi Esther?
Esther era uma jovem órfã, filha de Abiail, e, como já dissemos, uma judaíta exilada na Pérsia. Ester foi criada por seu primo Mardoqueu. O nome Ester muito provavelmente vem do persa stara e significa “estrela”, mas alguns intérpretes sugerem que talvez seu nome tenha ligação com o nome de uma deusa babilônica, a Ishtar. Já seu nome hebraico era Hadassa, que significa “murta”, um tipo de arbusto.
No texto bíblico, Esther é descrita como uma mulher que possuía notável beleza, tanto que foi contada entre as mais formosas do reino. O texto bíblico também enfatiza a bravura e a lealdade de Ester para com o seu povo.
Quanto a aparência da Rainha Esther, como era?
Hadassa era hebréia e quando paraemos para estudar as características dos Hebreus Antigos (os Hebreus Bíblicos) nos deparamos com Hebreus Pretos como se vê na imagem acima. Acima nós temos uma imagem que retrata como seria a Rainha Esther.
Se este assunto despertou em você interesse, pesquise a respeito do assunto.
Esther se torna rainha de Xerxes (Assuero)
Então o Rei Xerxes (Assuero) mandou seus servos buscarem as mulheres mais formosas e virgens do reino, pois depois de uma seleção o Rei Xerxes (Assuero) iria escolher uma delas para ser sua nova Rainha.
E havia naquela cidade um homem judaíta na fortaleza de Susã chamado Mardoqueu que foi transportado de Jerusalém, com os cativos para Susã e ele morava com sua prima que se chamava Hadassa. (Esther na Língua Dos Persas) Esther era uma Jovem muito Bonita que havia ficado órfão e Mardoqueu Tomou ela como Filha.
E aconteceu que Esther foi levada junto com outras mulheres pelos guardas do reino, para a Seleção que o Rei tinha ordenado, para que o Rei Xerxes (Assuero) Escolhesse sua nova Rainha.
Esther então, ficou pelos cuidados de Hagai, um dos eunucos responsável pelo trato feminino, e Hagai gostou muito de Esther e deu o melhor lugar da casa das mulheres.
Então se passou um ano, onde o rei começou a chamar todas as mulheres da Seleção, como havia ordenado, e logo por fim foi Esther chamada na presença do Rei.
E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti. (Ester 2:17)
Visitas que Mardoqueu costumava fazer à Esther
Mardoqueu sempre ia Visitar Esther na frente do palácio, mas um belo dia Mardoqueu esperando Ester na frente do Palácio, como de costume, viu Dois camareiros do reino planejando contra o Rei Xerxes (Assuero), então Mardoqueu informou a Rainha Esther o atentado e acontecendo isso, os camareiros foram desmascarados e isso foi escrito no livro de anotações reais.
Hamã se levanta contra Israel
Hamã era um príncipe muito importante no Reino Persa, Hamã não gostava de Mardoqueu, pois Mardoqueu não se curvava perante a ele por Mardoqueu ser Israelíta e Judaíta.
Então Hamã teve um plano em matar todos os Juduítas, o rei não sabia que Esther era Judaíta, então Hamã planejou a data da morte dos Judaítas.
Esther se levanta a favor de Israel
Então Mardoqueu contou o plano de Hamã para Esther e pediu para que Esther fala-se com o rei, mas Esther sentiu medo, pois ninguém poderia chegar na presença do rei sem sua autorização, então Esther fez um pedido para o povo Israelita.
Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu:16 Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci. (Ester 4:15,16)
Então Esther foi falar com Xerxes, contou toda a situação para o Rei Xerxes (Assuero), explicou o plano maléfico de Hamã. Xerxes ficou furioso com Hamã logo mandou enforcar Hamã na mesma forca que o próprio fez para o Mardoqueu.
Esther então foi a grande mulher que salvou todo o povo Judaíta da morte.
Leiam o desfecho da história:
Feriram, pois, os judeus a todos os seus inimigos, a golpes de espada, com matança e com destruição; e fizeram dos seus inimigos o que quiseram.
E na fortaleza de Susã os judeus mataram e destruíram quinhentos homens;Como também a Parsandata, e a Dalfom e a Aspata,E a Porata, e a Adalia, e a Aridata,E a Farmasta, e a Arisai, e a Aridai, e a Vaisata; úOs dez filhos de Hamã, filho de Hamedata, o inimigo dos judeus, mataram, porém ao despojo não estenderam a sua mão.No mesmo dia foi comunicado ao rei o número dos mortos na fortaleza de Susã.E disse o rei à rainha Ester: Na fortaleza de Susã os judeus mataram e destruíram quinhentos homens, e os dez filhos de Hamã; nas mais províncias do rei que teriam feito? Qual é, pois, a tua petição? E dar-se-te-á. Ou qual é ainda o teu requerimento? E far-se-á.Então disse Ester: Se bem parecer ao rei, conceda-se aos judeus que se acham em Susã que também façam amanhã conforme ao mandado de hoje; e pendurem numa forca os dez filhos de Hamã.Então disse o rei que assim se fizesse; e publicou-se um edito em Susã, e enforcaram os dez filhos de Hamã.E reuniram-se os judeus que se achavam em Susã também no dia catorze do mês de Adar, e mataram em Susã trezentos homens; porém ao despojo não estenderam a sua mão.Também os demais judeus que se achavam nas províncias do rei se reuniram e se dispuseram em defesa das suas vidas, e tiveram descanso dos seus inimigos; e mataram dos seus inimigos setenta e cinco mil; porém ao despojo não estenderam a sua mão.Sucedeu isto no dia treze do mês de Adar; e descansaram no dia catorze, e fizeram, daquele dia, dia de banquetes e de alegria.Também os judeus, que se achavam em Susã se ajuntaram nos dias treze e catorze do mesmo; e descansaram no dia quinze, e fizeram, daquele dia, dia de banquetes e de alegria.Os judeus, porém, das aldeias, que habitavam nas vilas, fizeram do dia catorze do mês de Adar dia de alegria e de banquetes, e dia de folguedo, e de mandarem presentes uns aos outros. (Ester 9:5-19)
0 Comentários